Tipos de status de conta no Zimbra!
Tipos de status de conta no Zimbra!
O Zimbra, na sessão de gerenciamento de usuários, você encontra os seguintes campos: Endereço de E-mail, Nome de Exibição, Status da Conta, Último Login e Descrição da conta.
A única coisa que chama uma certa atenção nestes campos, é a coluna de Status. Esta coluna trás algumas situações em que a conta pode ser encontrar, são elas: Ativa, Manutenção, Bloqueada, Pedente e Fechada (Na verdade ainda tem mais uma opção, a opção “Bloqueio”que é forçada por COS!”
Vale muito a pena conhecer cada opção dessa para poder gerenciar bem seu servidor de e-mail com scripts automatizados.
- Ativa: Ativo é o estado normal para uma conta de caixa de correio. As mensagens são entregues e os usuários podem fazer logon na interface cliente normalmente.
- Manutenção: Quando um estado de caixa de correio está definido para a manutenção, o login é desativado , e e-mails endereçados para a conta são enfileirados no MTA (Postfix). Uma conta pode ser configurada para o modo de manutenção para fazer o backup , importação ou restaurar a caixa de correio.
- Pendente: Status pendente é um status que pode ser atribuído quando uma nova conta é criada e ainda não está pronto para se tornar ativa . O login é desativado e as mensagens são devolvidas aos remetentes.
- Bloqueada: Quando um status de uma conta é ‘bloqueado’, o usuário não pode entrar, mas as mensagens ainda são entregues a caixa. O status bloqueado pode ser definido, se você suspeitar que uma conta de email foi hackeada ou está sendo usado de forma não autorizada.
- Fechada: Quando o status do usuário é ‘fechado’, o login é desativado, e as mensagens são devolvidas . Este status é utilizado para inativar uma conta antes de excluir a mesma do servidor. A conta fechada não deixa de consumir uma licença.
- Bloqueio: Isso é definido automaticamente quando os usuários que tentam logar, não digitam sua senha correta e tem, então, sua conta bloqueada temporariamente. Você não pode definir esse status manualmente. Você configura uma política de login com um determinado número de tentativas de login falhas consecutivas que são permitidos antes que a conta seja bloqueada. Quanto tempo a conta é bloqueada é definido pelo COS ou configuração de conta, mas você pode alterar o status de bloqueio a qualquer momento.
Se você desejar fazer scripts que tratem diretamente o status da conta, segue abaixo sintaxe.
Obter o status da conta do usuário jacques@beijer.com.br
zmprov ga jacques@beijer.com.br | grep -ir zimbraaccountstatus
Alterar o status da conta do usuário jacques@beijer.com.br para ativo:
zmprov ma jacques@beijer.com.br zimbraaccountstatus active
Lembrando que a função zimbraAccountStatus aceita como argumento os seguintes valores: Active, Maintenance, Pending, Locked, Closed!!!
t+
É possível descobrir a data que uma conta de email foi bloqueada? show de bola seus posts.
Opa Fábio, caso tenha sido bloqueada por um admin do zimbra, o log estará no arquivo mailbox.log.
Caso tenha sido bloqueada por excesso de erro na tentativa de login, acredito que também estará nesta arquivo.
Abraços